CONTESTAÇÃO NA AÇÃO DE MANUTENÇÃO DE POSSE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ______VARA CÍVEL COMARCA DE _______

(mínimo 12 espaços)

_____________(nome, qualificação e residência), por seu procurador infra-assinado, nos autos da ação de manutenção de posse que lhe move __________, vem contestá-la pelos fundamentos seguintes:

1° Alega o Demandante, em sua petitória, o Contestante invadiu a sua propriedade, para efetuar derrubada de mata, dela se retirando em seguida. E, portanto, por via desta ação, pretende a expedição de mandado de manutenção de posse em seu favor, bem como obter indenização por perdas e danos que forem apurados em execução.

2° No entanto, não procedem as alegações do Demandante, por isso que não é verdade tenha o Contestante invadido a propriedade do Demandante e feito derrubada de matas.

3° Realmente, forçado por circunstâncias imprevistas e inevitáveis, o Contestante penetrou na propriedade do Demandante, não com a intenção de invadí-la, para violar o seu direito, mas, para, derrubando as matas que a circundavam, evitar a propagação de violento incêndio, com conseqüências sinistras, que ameaçavam devorar toda a área circunvizinha.

4° Desta forma, o ato do Contestante foi legítimo, militando a seu favor a justificativa da força maior.

5° O Contestante provará o alegado, com testemunhas, documentos e exame pericial do local.
Em face do exposto, espera seja julgada improcedente a ação, com a condenação do nunciante nas custas e honorários advocatícios, por ser de direito e JUSTIÇA.


____________ de ____________ de 20____.

Assinatura com n.º na OAB.